ENVIE SUA REPORTAGEM PARA: Adeilsonverasphb@gmail.com

domingo, 25 de novembro de 2012

Em corrida 'bagunçada', Vettel é conservador e garante o tri da Fórmula 1

Reuters
Sebastian Vettel comemora o tricampeonato na saída do carro
Sebastian Vettel comemora o tricampeonato na saída do carro


Fernando Alonso bem que pediu uma corrida “bagunçada”, com chuva, neste domingo, já que teria mais chances de superar o poder da Red Bull. Mas não teve jeito, Sebastian Vettel foi conservador diante do “chove-para” desta tarde em Interlagos, na última etapa do campeonato, e sagrou-se campeão mundial da 
temporada 2012 de Fórmula 1.
Sebastian Vettel, que chegou neste final de semana com uma vantagem de 13 pontos para o espanhol da Ferrari na liderança do campeonato, ficou na 6ª posição neste domingo. Fernando Alonso acabou em 2º, mas não foi suficiente para tirar o terceiro título das mãos do alemão, campeão com apenas 3 pontos de vantagem. A corrida foi vencida pelo inglês Jenson Button, da McLaren. E Felipe Massa conseguiu seu segundo pódio no ano, ficando em terceiro depois de ceder a segunda posição ao seu companheiro de equipe.
Com a taça garantida pela terceira vez na carreira (2010, 2011 e 2012), Sebastian Vettel iguala ninguém menos do que seu compatriota Michael Schumacher, que fez sua última corrida na categoria neste domingo, e o argentino Juan Manuel Fangio como os únicos da história da Fórmula 1 a vencerem três ou mais títulos em sequência. Fangio ganhou quatro consecutivos (1954, 55, 56, 57), enquanto Schumacher foi campeão em 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004.
 
O tricampeonato também significa que Vettel igualou o número de títulos das lendas do automobilismo Jackie Stewart, Jack Brabham, Niki Lauda e os brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet. No entanto, o alemão é o mais jovem tri da história da Fórmula 1 (25 anos), status que pertencia antes a Senna (31 anos quando conquistou o mundial pela terceira vez).
 
Em sua última corrida na Fórmula 1, Michael Schumacher largou em 13º, chegou a ficar na última posição, mas devido à estratégia de paradas para troca de pneus acabou terminando em sétimo. Nas última voltas, o heptacampeão estava à frente de Vettel, mas deixou seu companheiro passar facilmente por ele.

A corrida
Na largada, Sebastian Vettel preferiu a cautela e acabou perdendo posições. Alonso foi para quinto, enquanto Felipe Massa costurou o grid subindo para a segunda colocação. Logo na curva depois da reta oposta, Vettel acabou fechando Bruno Senna, tirou o brasileiro da prova e rodou na pista.
O alemão caiu para o final do pelotão e começou sua recuperação dali em diante. Rapidamente, o atual bicampeão foi passando os carros e chegou a figurar na quinta posição. A chuva começou a cair nas primeiras voltas e alguns pilotos já foram para os boxes trocar de pneus. Nico Hulkeberg, da Force India, e Jenson Button, da McLaren, foram os únicos que não fizeram a parada. E ambos se beneficiaram, mantendo a liderança, respectivamente.
Na volta 23, o safety car entrou na pista por conta de detritos na pista causados por um pneu furado da Mercedes de Nico Rosberg. Na relargada, Vettel foi mal mais uma vez e acabou perdendo a quinta posição para Kobayashi.
Hulkenberg manteve a liderança até a 49ª volta, quando foi superado por Lewis Hamilton depois de perder o controle do carro na ferradura. Mais tarde, o alemão acabaria tocando no inglês no ‘S’ do Senna depois de perder o controle do carro.

Button assumiu a ponta, e depois a chuva apertou. Os pilotos novamente foram aos boxes trocar os pneus. Fernando Alonso ocupou a terceira colocação, mas foi para segundo depois de Felipe Massa ceder sua posição ao espanhol.
Vettel voltou em sétimo e manteve-se conservador, não cometendo erros. O alemão ainda ultrapassou o seu compatriota Michael Schumacher, que facilitou a passagem, no final da corrida. Em sexto e com Alonso em segundo, o piloto da Red Bull apenas conduziu o carro até o final da prova, sob bandeira amarela, para comemorar o tri.

Veja abaixo o resultado final do Grande Prêmio do Brasil:

1-) Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) – 71 voltas
2-) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 2s7
3-) Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 3s6
4-) Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 4s9
5-) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 5s7
6-) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – a 9s4
7-) Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 11s9
8-) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) – a 28s6
9-) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 31s2
10-) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 1 volta
11-) Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
12-) Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
13-) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) - a 1 volta
14-) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
15-) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
16-) Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
17-) Pedro de la Rosa ( ESP/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
18-) Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
Volta mais rápida: Lewis Hamilton, 1min18s069, na volta 38.

Não completaram:
Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes) – a 3 voltas (acidente)
Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes) – a 17 voltas (acidente)
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 66 voltas (acidente)
Pastor Maldonado (VEM/Williams-Renault) – a 70 voltas (acidente)
Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 70 voltas (acidente)
Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 70 voltas (acidente)
ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...